Introdução

A construção do blog é parte do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, oferecidos aos professores PEBII de Português e Matemática que faz parte do Programa Educação - Compromisso de São Paulo.

Tem como base o trabalho da competência leitura e a escritora dentro de diversos contextos, suportes e situações, como a construção desse blog.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ana Lucia Bento Schippnik, minhas experiências como leitora.


  Hoje, lembrei-me de como comecei a me interessar pela leitura. Fui alfabetizada com cinco anos de idade. Minha mãe sempre me dava algo para ler só para mostrar às pessoas da família que eu já sabia ler. Eu conseguia respirar fundo e ler frases ou parágrafos inteiros, mas não conseguia falar uma palavra sequer inteira durante uma conversa, pois era gaga, e isso me dava vergonha. Então, como meio de fugir das conversas, passei a me refugiar nos livros. Tenho um tio que mora em Diadema e minha mãe passava as férias escolares na casa dele. Para os adultos podia ser um encontro feliz, mas para nós crianças era horrível, não tinha nada para fazer, das conversas dos adultos nem sempre podíamos participar, então, só me restava ler. Meu tio tinha coleções de livros de bang bang e com o tempo eu comecei a gostar desse tipo de leitura, conseguia visualizar em minha mente todo o enredo das estórias. Foi aí que percebi a magia da leitura; através dela podemos viajar para vários lugares sem sair do lugar, conhecer pessoas, participar de situações estranhas ao nosso cotidiano, podemos inclusive ser pessoas diferentes, o que para mim na época foi muito importante. Esse gosto pela leitura me acompanhou pela vida toda. Hoje, com 41 anos, ainda tenho o mesmo gosto por descobrir lugares e pessoas diferentes através da leitura. Como tive problemas sérios de saúde e tive que fazer longos anos de tratamento com medicamentos fortes, perdi muito da faculdade de memorizar por causa destes remédios (queimaram meu cérebro... rsrsrs); então, hoje, tudo que vou ler ou palestras/aulas que vou assistir, tenho que fazer longas anotações de tudo que leio ou ouço, e muitas vezes até gravar, e depois repassar várias vezes para poder aprender. Ainda assim não deixo de ler, de estudar, pois acredito que quanto mais eu ler, mais vou exercitar minha mente e mais rápido vou conseguir voltar a memorizar. E tem mais, quanto mais lemos, mais aprendemos a escrever e a nos expressar, mesmo que mude o público e a forma de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário