Introdução

A construção do blog é parte do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, oferecidos aos professores PEBII de Português e Matemática que faz parte do Programa Educação - Compromisso de São Paulo.

Tem como base o trabalho da competência leitura e a escritora dentro de diversos contextos, suportes e situações, como a construção desse blog.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Um breve relato: Leitura minha experiência, por Antonio Rafael Morgado

   Ao certo não sei definir corretamente quando foi que obtive o gosto a leitura e a escrita, mas me lembro que meu pai reunia seus dez filhos em um Paiol do sitio onde trabalhava como caseiro, todas as terdes em torno de uma fogueira e estabelecia algumas rotinas deliciosas, em primeiro lugar a gente tinha que rezar e agradecer a Deus pelo dia, nisso éramos obrigados á decorar as orações, então comecei o aprendizado de texto. Depois disso ele contava histórias e parábolas, confesso que não sei de onde vinha tanta inspiração, pois não me lembro de ver meu pai lendo exceto alguns livros velhos que ele tinha em casa, no entanto eram cheios de contextos literários como as de Monteiro Lobato, depois fui para escola com grande expectativa de aprender a ler e escrever como meu pai. Conheci uma Professora na sexta série que era diferente ela lia para nós em sala de aula e nos dava livros para levar para casa e quem cumprisse a tarefa de ler e transcrever o que entendeu no dia seguinte ganhava alguns mimos como brinquedinhos e até mesmo o livro que leu .Em uma dessas atividades, ganhei um livro chamado “CROMA” não me lembro do autor nem a editora, mas o foto é que foi o primeiro livro da minha vida e parece que respondia uma série de inquietações que vivia naquele momento. Mas foi um processo lento, depois vieram as grandes literaturas como Iracema, Os lusíades, Camões e outros que me desestimularam pelo fato de ser muito difícil e com linguagens rebuscadas para a minha necessidade literária do momento. No entanto foi na adolescência que comecei a escrever feito "doido" escrevia de tudo e principalmente poemas, descobri que a escrita era minha amiga, pois em minhas angústias de adolescente eu me refugiava nela e aquilo me confortava muito, chegava a escrever cerca de dez folhas em uma só tarde, aprendi a tocar instrumento musical como meu pai, e passei a ler músicas e cifras, fui me apaixonando pela literatura de forma incontrolável ao ponto de todos os meus irmão estarem em um jogo de futebol e eu nas páginas do livro. Ainda faço questão de manter o meu pensamento da adolescência de que todo livro que leio parece que vem para responder inquietações que vivo em determinados momentos como aquele primeiro da sexta série. Queridos amigos desculpa-me pelo excesso, mas gosto muito de escrever como já citei, então preciso ter disciplina ao fazê-lo, mas quero que todos se apaixonem por ler e escrever como eu ou mais. 
PENSAMENTO: " CREIO QUE A LEITURA RESPONDE ALGUMAS INQUIETAÇÕES EM  DETERMINADOS MOMENTOS DA NOSSA VIDA”  POR ISSO É NOSSA FIEL COMPANHEIRA

Um comentário: