7° ano
Números Inteiros
Tempo Previsto: 6 aulas
Conteúdo: Números Inteiros
Negativos e Positivos (adição e subtração)
Objetivo: Compreender significados associados à
escrita dos números negativo-positivos, bem como suas operações e expressões
que os envolve.
Justificativa: Os números positivos e
negativos estão presentes no nosso cotidiano (extratos bancários ou mesmo em
cálculos simples sobre nossas despesas pessoais). Através de tal atividade
espera-se que o aluno perceba a aplicação do conteúdo e o contextualize.
Procedimentos: Introdução ao assunto por meio de leitura compartilhada e socialização, extraída
do livro: ”CONTANDO A HISTÓRIA DA
MATEMÁTICA” de Oscar Guelli – Ed. Ática. Em seguida, inicia-se o
jogo: em duplas, os alunos
receberão fichas azuis e vermelhas, cada ficha conterá um número de 1 a 10 (ao
todo serão 10 fichas de cada cor, por dupla) e cada aluno receberá uma comanda
dividida em 10 linhas (serão 10 rodadas) e 3 colunas uma para AZUL,para
VERMELHO e outra para TOTAL.
Eles devem dispor as fichas
viradas para baixo, uma ao lado da outra. Inicia-se o jogo, cada participante
deve retirar do tabuleiro uma ficha de cada cor e anotar na sua comanda o
número correspondente aquela cor. Ao final da partida, eles serão orientados a
descobrirem quantos pontos cada um tem. Nesse momento, eles saberão que as
fichas vermelhas são para números negativos e azuis para números positivos.
Cada rodada indica, por exemplo, o que venho gastando na cantina (vermelho) e o
dinheiro que tenho para pagar aquela conta (azul). Se meu dinheiro não der para
pagar a conta da cantina vou ficar devendo (quanto?, falta para pagar quanto?),
então a resposta será negativa. Ou ainda, conseguiu pagar e sobrou dinheiro
(quanto?), então reposta positiva. Ao final comparamos as comandas de todos os
participantes (quem deve mais?, quem deve menos?, quem tem mais
dinheiro?).
No término da atividade
concluímos juntos que assim como os números que estávamos acostumados no nosso
cotidiano, os números negativos também estão presentes no nosso dia-a-dia.
Será ainda solicitado ao aluno que no final
da atividade o mesmo possa produzir uma dissertação narrando o que aprendeu com
a experiência vivida nesta atividade.
Recursos: Cartolina colorida e folha de sulfite. Livros Contando a
História da Matemática.
Avaliação: Através da socialização durante a atividade
e também através das anotações feitas na comanda e observações sobre o
envolvimento da cada aluno com a atividade bem como ao atendimento as
competências exigidas para o desenvolvimento desta atividade.
Recuperação: Após observação o
professor poderá propor ajuda mútua entre duplas produtivas e o encaminhamento
para atividades complementares de reforço e recuperação desenvolvidas em
paralelo ou mesmo durante o processo.
Parabéns a toda equipe que se dedicou para a elaboração deste plano de aula, ficou muito bom e foi muito gratificante o trabalho em grupo. Aprendemos mais sobre a importância das narrativas e de inserir recursos didáticos em nossas aulas. Parabéns a todos
ResponderExcluir