Introdução

A construção do blog é parte do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, oferecidos aos professores PEBII de Português e Matemática que faz parte do Programa Educação - Compromisso de São Paulo.

Tem como base o trabalho da competência leitura e a escritora dentro de diversos contextos, suportes e situações, como a construção desse blog.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de Aula para o 7° ano - Adição e Subtração de números inteiros.



 Plano de Aula
7° ano
Números Inteiros
Tempo Previsto: 6 aulas 
Conteúdo: Números Inteiros Negativos e Positivos (adição e subtração) 
Objetivo: Compreender significados associados à escrita dos números negativo-positivos, bem como suas operações e expressões que os envolve. 
Justificativa: Os números positivos e negativos estão presentes no nosso cotidiano (extratos bancários ou mesmo em cálculos simples sobre nossas despesas pessoais). Através de tal atividade espera-se que o aluno perceba a aplicação do conteúdo e o contextualize.
Procedimentos: Introdução ao assunto por meio de leitura compartilhada e socialização, extraída do livro: ”CONTANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA” de Oscar Guelli – Ed. Ática. Em seguida, inicia-se o jogo: em duplas, os alunos receberão fichas azuis e vermelhas, cada ficha conterá um número de 1 a 10 (ao todo serão 10 fichas de cada cor, por dupla) e cada aluno receberá uma comanda dividida em 10 linhas (serão 10 rodadas) e 3 colunas uma para AZUL,para VERMELHO e outra para TOTAL.
Eles devem dispor as fichas viradas para baixo, uma ao lado da outra. Inicia-se o jogo, cada participante deve retirar do tabuleiro uma ficha de cada cor e anotar na sua comanda o número correspondente aquela cor. Ao final da partida, eles serão orientados a descobrirem quantos pontos cada um tem. Nesse momento, eles saberão que as fichas vermelhas são para números negativos e azuis para números positivos. Cada rodada indica, por exemplo, o que venho gastando na cantina (vermelho) e o dinheiro que tenho para pagar aquela conta (azul). Se meu dinheiro não der para pagar a conta da cantina vou ficar devendo (quanto?, falta para pagar quanto?), então a resposta será negativa. Ou ainda, conseguiu pagar e sobrou dinheiro (quanto?), então reposta positiva. Ao final comparamos as comandas de todos os participantes (quem deve mais?, quem deve  menos?, quem tem mais dinheiro?).
No término da atividade concluímos juntos que assim como os números que estávamos acostumados no nosso cotidiano, os números negativos também estão presentes no nosso dia-a-dia.
Será ainda solicitado ao aluno que no final da atividade o mesmo possa produzir uma dissertação narrando o que aprendeu com a experiência vivida nesta atividade.
 Recursos: Cartolina colorida e folha de sulfite. Livros Contando a História da Matemática.  
Avaliação: Através da socialização durante a atividade e também através das anotações feitas na comanda e observações sobre o envolvimento da cada aluno com a atividade bem como ao atendimento as competências exigidas para o desenvolvimento desta atividade.
Recuperação: Após observação o professor poderá propor ajuda mútua entre duplas produtivas e o encaminhamento para atividades complementares de reforço e recuperação desenvolvidas em paralelo ou mesmo durante o processo.

Um comentário:

  1. Parabéns a toda equipe que se dedicou para a elaboração deste plano de aula, ficou muito bom e foi muito gratificante o trabalho em grupo. Aprendemos mais sobre a importância das narrativas e de inserir recursos didáticos em nossas aulas. Parabéns a todos

    ResponderExcluir